No ano de 1989, período em que o Mega Drive dominava sozinho o mercado de 16 bits: é nessa época que passamos a conhecer uma nova produtora de games, a SNK!

Com um início bem humilde, a jovem empresa vislumbrara que o mercado de entretenimento eletrônico era um grande filão, desde que se soubesse encontrar seu espaço. Com isso em mente, a SNK decidiu inicialmente produzir jogos para arcades, e foi inovadora quanto a isso.

Ela desenvolveu uma placa para arcades diferente de tudo que havia, pois era capaz de produzir gráficos maravilhosos em 2D (lembrem-se, este era o padrão na época) e até 65000 cores simultâneas na tela. Além disso, sua placa também era capaz de permitir a troca de jogos por meio de cartuchos, ou seja, era como se a máquina de fliperama fosse um enorme console.

Todas estas características eram sem precedentes, e a SNK marcou definitivamente seu nome como uma respeitável e temível produtora de arcades, assustando até a já poderosa SEGA…

Mas a SNK queria mais: vendo seu sucesso até o momento, a empresa decidiu que já era o momento de investir em um console caseiro, e em 1990 lançou no Japão o Neo Geo. Apresentando as mesmas especificações técnicas de sua placa de arcades, o Neo Geo deslumbrou a todos com seus cartuchos e joysticks de 4 botões e manche, todos enormes. Somado a isso, seus jogos eram conversões perfeitas dos arcades, o que dava a qualquer um que jogasse a experiência que nenhum outro console caseiro poderia proporcionar.

Porém, o "Calcanhar de Aquiles" do console foi seu preço: custando em seu lançamento um valor em torno de US$ 600,00, o Neo Geo acabou sendo um videogame para poucos afortunados que se dispunham a gastar tanto dinheiro para simplesmente jogar. Em termos proporcionais, nem os atuais consoles como o PlayStation 3, o X-Box 360 e o Wii custam tão caro, e o Neo Geo ficou marcado enfim como um videogame da elite.

Porém, para os poucos que tiveram a oportunidade de experimentá-lo, seus jogos são considerados todos ótimos, com títulos que ficaram famosíssimos como "King of Monsters", "Nam-1975", "Sengoku" e "World Heroes", bem como aqueles que se tornaram franquias famosas: "Art of Fighting", "Fatal Fury", "Metal Slug" e "Samurai Showdown".


Fabricante: SNK (Shin Nihon Kikaku)
Especificações: CPU: Motorola 68000 (16-bit) / Zilog-80A (8-bit)
Velocidade do Clock: 12 MHz (68000) / 4 Mhz (Z-80)
Work RAM (RAM de Trabalho): 64Kb
Video RAM: 68Kb
Z80 RAM: 2Kb
Resolução: 320 x 224
Cores: 65536, 4096 simultâneas na tela
Áudio: 4-FM synthesis, 7-Digital, 3-PSG, 1-Noise
Sprites: 380 simultâneos com um tamanho mínimo de 1x2 e tamanho máximo de 16 x 512


-- JOGOS LANÇADOS PARA NEO GEO --



TAGS RELACIONADAS: