O Jaguar foi o primeiro video-game de 64-bit lançado. Desenvolvido pela Atari depois de 3 anos de pesquisa, o Jaguar foi fabricado pela IBM e lançado no começo de 1994, oferecendo ação em alta velocidade, som com qualidade de CD e processamento de gráficos poligonais.

Originalmente lançado como Jaguar, a Atari, as vezes, se referia à máquina como "Jaguar 64" por razões de marketing.

O console foi vendido pelo preço de $200.00. O pacote continha o console Jaguar, um controle, fonte, caixa de RF e o cartucho "Cybermorph". Algum tempo depois o jaguar passou a ser vendido sem o jogo baixando o preço do console.

A IBM tinha um contrato de 500 milhões com a Atari Corp. para montar, testar, empacotar e distribuir o console Jaguar. Todo isso foi feito em Charlotte, NC e o Jaguar foi a primeira tentativa da IBM em vender um produto diretamente ao consumidor. No meio de 1994, o Jaguar foi fabricado também pela Comptronix localizada em Colorado Springs. A IBM não teve nenhuma participação na criação dos chips do Jaguar.

Os primeiros desenhistas do Jaguar foram Martin Brennan e John Mathieson. Eles começaram sua própria empresa em 1986 chamada "Flare 1" e desenharam um console original com multiprocessadores. Depois que o sistema foi finalizado, Flare queria evoluir o sistema, mas para isso precisaria de fundos. A Atari foi contatada, acreditou na idéia e concordou em participar. Atari, Brennan e Mathieson fundaram um nova empresa chamada "Flare 2" para desenvolver o sistema. O processo inteiro levou 3 anos, desde o desenho inicial, até a produção dos modelos. Os chips foram fabricados pela Toshiba e pela Motorola.

Paralelamente ao Jaguar, havia um outro projeto batizado de Panther. A história é mais ou menos assim: No final dos anos 80, Atari Corp começou a preparar consoles da próxima geração. Haviam 2 sistemas, uma máquina de 32-bit chamada de Panther e uma máquina de 64-bit chamada Jaguar. Segundo informações, o Jaguar progredia melhor e mais rapidamente, o que levou a Atari a abandonar o projeto Panther e enfocar suas energias no Jaguar.

O Panther tinha 3 chips, um Motorola 68000 com 16Mhz, um processador de objetos chamado Panther e um processador de sons Ensoniq, chamado Otis, com 32 canais de som. O Panther poderia, supostamente mostrar 8.192 cores de uma paleta de 262.144 e poderia mostrar 65.535 sprites de qualquer tamanho simultaneamente.

De acordo com Jeff Minter, o hardware que processava os sprites do Panther era muito similar ao do Jaguar ao ponto de ambos terem as mesmas limitações. Colocando muitos sprites simultâneos iria requerer muito tempo para desenha-los e causando "cortes" nos gráficos (esse tipo de (d)efeito era muito visto no Genesis).

Apesar do hardware ser muito bom para a época, o Jaguar não foi bem aproveitado pelas empresas que fabricavam jogos, contando com pouca quantidade de jogos, e com a chegada do Saturn da Sega e do PlayStation da Sony, a morte do Jaguar foi inevitável. Nem o lançamento de um leitor de CDs conseguiu fazer com que o Jaguar se mantivesse vivo e competisse com as duas gigantes do mundo dos games.

Alguns rumores que apareceram no fim do Jaguar, era a de um projeto chamado Jaguar II. Há duas versões desse projeto. A primeira é que o Jaguar II seria um Jaguar/Jaguar CD integrado. A outra seria que o Jaguar II seria um novo console. Nenhum desses projetos chegaram na fase de protótipos. Porém, os rumores abaixo foram fortemente comentados sobre um novo console:

- Chip principal (codenome "Midsummer") desenvolvido pela Motorola
- Total compatibilidade com o Jaguar original (Jogos e periféricos)
- Velocidade de processamento de duas até quatro vezes mais rápida que o PlayStation
- Pacote de desenvolvimento em C/C++ disponível.



Fabricante: Atari
Especificações CPU: 68000 32bit clock 13.3MHz
2 RISC 32bit (Tom e Jerry), clock: 26.6MHz
Memória RAM 2MB
Vídeo: OP 64bit e Blitter 64bit (Tom); paleta de 24-bit
Som: DSP 32bit (Jerry), 44.1KHz; 2 DAC 16-bit stereo
Mídia: CD-ROM 2X (300KBps), capacidade 790MB.
Efeitos Z-Buffer, Gouraud shading.
Tamanho: 9,5" x 10,0" x 2,5"


-- JOGOS LANÇADOS PARA JAGUAR --




TAGS RELACIONADAS: