Nintendo GameCube (apelidado "Cube", abreviado GCN) era um video game produzido pela Nintendo, lançado no mercado americano e japonês em novembro de 2001. 
É o sucessor do Nintendo 64, e seu codinome durante a produção era Dolphin. A intenção da Nintendo ao lançar este videogame era tentar retomar o mercado perdido para a Sony e seu Playstation. 
Este console trouxe algumas novidades como a interação com o console portátil Game Boy Advance e um controle desenhado para melhor se adaptar aos jogadores de todas as idades. 
Alguns jogos de sucesso para esta plataforma são The Legend of Zelda: The Wind Waker, Super Mario Sunshine, Metroid Prime e Resident Evil 4. A Nintendo anunciou o fim da produção do GameCube no início de 2007. Seu código de modelo é DOL-001 (cuja sigla vem de DOLphin - o codinome do console).

O GameCube foi anunciado como sucessor do console de videogame Nintendo 64. Este fato ocorreu em 1999, numa feira de jogos eletrônicos chamada E3, que acontece todos os anos em Los Angeles, nos EUA. No entando, sua primeira aparição em público ocorreu em 2000, durante a feira japonesa de games Nintendo SpaceWorld, onde, além do console, também foram revelados alguns de seus jogos, acessórios e o nome oficial, Nintendo GameCube (NGC) - anteriormente o console era conhecido como Dolphin.

O Nintendo GameCube foi bem recebido pelos que se chocaram com o fato do Nintendo 64 ser a cartucho e por ele rodar discos (mini DVD). Foi lançado em 2001, um ano depois do PlayStation 2 (que logo dominou o mercado) e no mesmo ano do Xbox, a entrada da Microsoft no mercado dos videogames. O GameCube vinha em 3 cores, preto, azul e prata, e com os seguintes jogos no lançamento americano, em Novembro: Dos quais no Japão, em setembro, só estavam disponíveis Luigi's Mansion (o mais popular, por estrelar Luigi, irmão do mascote Mario), Wave Race: Blue Storm e Super Monkey Ball. Por isso o lançamento japonês teve menos sucesso que o americano(mas também atribuem ao fato de ter sido lançado 3 dias depois dos ataques terroristas de 11\9).

O GameCube ficou mais popular após o lançamento de Pikmin e Super Smash Bros. Melee (o jogo mais vendido do console), que levaram ao primeiro milhão de GameCubes no Japão), ainda em 2001. Outros sucessos como a série exclusiva Resident Evil ajudaram o console.

Grandes clássicos foram lançados para o console cúbico da Nintendo, seus maiores destaque são as séries; Metroid Prime, The Legend of Zelda, Resident Evil e Mario. Além de títulos que conquistaram os usuários do sistema como; Baten Kaitos, Metal Gear: Twin Snake, Eternal Darkness e Sonic da ex rival Sega, que acabou se tornando uma das principais parceiras da Nintendo na produção de jogos para o Cube.

Nos EUA, o Cube ficou em 3º atrás somente do xbox e playstation2 . Mas na Europa Japão e brasil o console garantiu o 2º lugar, atrás somente, do PlayStation2.

A Nintendo declarou no inicio de 2006 ter vendido 20 milhões de GameCubes.


Fabricante: Nintendo
Especificações CPU (Central Processing Unit - Unidade de Processamento Central)
Nome: "Gekko"
Produtor: IBM
Base do core: PowerPC 750CXe (versão modificada do PowerPC G3 750 RISC, com 50 novas instruções)
Dimensão do chip: 43mm²
Processo de fabricação: Tecnologia IBM Copper Wire (fios de cobre) de 0.18 microns
Número de transistores: 21 milhões
Frequência de Clock: 485 MHz
Capacidade da CPU: 1125 Dmips (Dhrystone 2.1)
Precisão de dados internos:
32 bit Integer
64 bit Floating-point, usado como 2x32 bit
Tranferência de dados externa:
1.3 GB/s (Máximo)
Endereçamento 32 bit
Pacotes de 64 bit à 162 MHz
Cache Interno:
L1: Instrução 32KB, dados 32 KB (8 vias)
L2: 256 KB (2 vias)

GPU (Graphics Processing Unit - Unidade de Processamento Gráfico)
Nome: Flipper
Produtor: ArtX/Nintendo (A ArtX foi adquirida em 2000 pela ATI Technologies, que foi adquirida pela AMD em 2006)
Dimensão do chip: 106 mm²
Processo de fabricação: tecnologia de 0.18 microns NEC DRAM acoplada
Número de transistores: 51 milhões
Frequência de Clock: 162 MHz
Buffer de frame acoplado:
Aproximadamente 2MB de capacidade
Latência sustentável de 6.2 ns (nanosegundos)
RAM tipo 1T-SRAM
Cache de texturas acoplado:
Aproximadamente 1 MB de capacidade (permitindo ao equivalente de 6MB de texturas não-comprimidas para serem armazenadas usando a tecnologia S3TC)
Latência sustentável de 6.2 ns (nanosegundos)
RAM tipo 1T-SRAM
Transferência de Leitura de Texturas: 10.4 GB/s (máximo)
Velocidade de acesso à memória principal: 2.6 GB/s (máximo)
Taxa de Preenchimento de Pixels: 648 Megapixels/segundo (162 Mhz x 4 Pipelines)
Cores:
24 bit RGB/RGBA
24 bit Z-Buffer
Funções de processamento de imagens:
Neblina
Subpixel anti-aliasing
Controle horizontal e vertical de sombra (8x)
Alpha blending
NURBS
Transparência
Environment mapping (simulação de superfícies espelhadas)
Design de textura virtual
Mapeamento multi-texturas
MIPMAP
Filtro bilinear
Filtro trilinear
Filtro Anisotrópico
Descompressão de texturas em tempo real (S3TC)
Descompressão da lista de display em tempo real

Especificações de Áudio
Processador: Macronix DSP modificado
Frequência de clock: 81 MHz
Memória para Instrução:
8 KB para RAM
8 HB para ROM
Memória para Dados:
8 KB para RAM
4 KB para ROM
Número de Canais de Som Simultâneos: 64
Codificação: ADPCM
Qualidade do Sinal Digital: 16 bit
Frequência de Sampling (Amostragem): 48 KHz
Sinal "Dolby Pro Logic II" através da "Saída Analógica"
Sinal AC3 através da "Saída Digital" com o cabo D-Terminal

Outras Especificações do Sistema
Capacidade de Floating-Point (Ponto Flutuante) do Sistema: 10.5 GFLOPS (máximo)
Número de Polígonos em Tempo Real: 6 a 12 milhões (máximo, assumindo condições de jogo com modelos complexos, totalmente texturizados, iluminados, etc)
RAM Principal:
Aproximadamente 24 MB de capacidade
Latência Sustentável: 10 ns (nanosegundos)
RAM tipo 1T-SRAM
RAM Auxiliar:
Aproximadamente 16 MB de capacidade
Clock de 81 MHz
RAM tipo DRAM
Drive de Disco:
Tipo: CAV (Constant Angular Velocity - Velocidade Angular Constante)
Tempo de Acesso Médio: 128 ms (milisegundos)
Transferência de Dados: Entre 2 e 3.125 MB por segundo
Mídia:
Baseada na Tecnologia DVD
8 cm de diâmetro
Produzido pela Matsushita (também conhecida como Panasonic)
Aproximadamente 1.5 GB de capacidade
Portas para Controles: 4
Portas para Memory Cards: 2
Saída AV Analógica: 1
Saída AV "Digital": 1 (retirada dos modelos fabricados apartir de maio de 2004 - modelo DOL-101)
Porta Serial de Alta Velocidade: 2
Porta Paralela de Alta Velocidade: 1
Alimentação: Adaptador AC 12 volts x 3.25 Amperes
Dimensões: 150 mm (largura) x 110 mm (altura) x 161 mm (profundidade)

-- JOGOS LANÇADOS PARA GAME CUBE --



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