Fabricante: Atari
CPU: 6507
Clock: 1,19 MHz
Memória RAM: 128 Bytes
Memória ROM: 4k
Clock de Gráficos: 1,19 MHz
Nolan Bushnell reconhecendo os aprimoramentos sobre o Pong feitos pela RCA e Fairchild, pressionou os engenheiros para criar um novo sistema.
A única barreira no caminho da Atari era o dinheiro. As instalações de produção teriam que ser atualizadas para a fabricação de cartuchos, e a Atari, apesar de seu dramático crescimento nos anos anteriores, não tinha recursos para realizar essa atualização sozinha.

Em 1976, as pessoas estavam prontas para outra forma de diversão. As vendas de discos passavam por momentos difíceis no final dos anos 60 e início dos anos 70, e muitas empresas de músicas estavam lutando contra essa falta de interesse por parte dos consumidores. Um dessa empresas era a Warner Communications. Steve Ross, presidente da Warner, estava tirando férias com seus filhos na Disneylandia, quando descobriu um jogador de Arcades de apenas 8 anos de idade. Ross então contatou Emanuel Gerard, cujo trabalho era de adquirir propriedades para a Warner. Encontrou então Nolan Bushnell. Nolan Bushnell começou a Atari quando tinha 29 anos de idade com $250 de seu próprio bolso, e conseguiu vender a empresa por 28 milhões depois de 4 anos. Apesar de não ser mais o presidente da Atari, Bushnell conseguiu permanecer na Diretoria da empresa durante muitos anos. Começava assim o contrato entra a Atari e a Warner Communications para a criação do Atari 2600.


Com a fabricação sendo feita pela Warner Communications e a distribuição pela Sears (o acordo com essa empresa ajudou a Atari a ter a infra-estrutura suficiente para inundar o novo mercado de jogos com seus produtos), o Atari 2600 chegava ao mercado no ano de 1977, e rapidamente se tornou uma dos maiores sucessos na área de entretenimento eletrônico, fazendo com que a Atari dominasse o mercado de jogos durante o final dos anos 70 e início dos anos 80. Vendido por $200 e com pequena margem de lucro, porém os cartuchos eram vendidos entre $20 - $40, e a fabricação dos cartuchos não custava nem uma fração disso.


Com o lançamento de um dos maiores sucessos de Arcade da Taito, o Space Invaders, e com o refinamento na qualidade gráfica através da Activision, o console atingiu vendas nunca vistas até o momento. Atari ainda viria com outra bomba sobre seus concorrentes com a acordo com a Paramount Pictures para distribuição EXCLUSIVA de jogos de dois de seus maiores sucessos de bilheteira, E.T. e Caçadores da Arca Perdida.


O sucesso do Atari 2600 continuaria por mais 5 anos, conseguindo atingir a marca de 5 bilhões de dólares nas vendas de consoles e produtos relacionados ao Atari.


No Brasil, o Atari 2600 foi lançado pela Polyvox, entre 1981 e 1982. Conseguiu um enorme sucesso, pois atraiu crianças e adultos que passavam horas em frente das televisões jogando games como River Raid, Pitfall e Enduro, e seus concorrentes diretos (Odyssey da Philips e Intellivision da Sharp) não tinham a mesma estrutura para concorrer com um dos maiores fabricantes de games do momento. Um detalhe interessante é que quando o Atari foi lançado no Brasil, nos EUA o console praticamente não era mais fabricado, porém isso ajudou a empresa Americana a continuar ganhando dinheiro através de direitos autorais, mesmo não fabricando mais o aparelho.


Os jogadores brasileiros tinham a possibilidade de se associar à um clube chamado Atari Clube, onde recebiam informações sobre campeonatos, novos jogos e dicas.


Aproximadamente 500 títulos foram lançados para o Atari 2600 fazendo com que o console esteja entre os recordistas em número de jogos. Diversos acessórios e controles foram fabricados, fazendo com que a diversão aumentasse cada vez mais.


Sem sombra de dúvidas, o Atari 2600 foi um dos melhores (se não o melhor) console fabricado.
Caso você nunca tenha jogado um Atari (não vale emulador), e tiver oportunidade, não deixa passar. É um CLÁSSICO!!!


-- JOGOS LANÇADOS PARA ATARI 2600 --


TAGS RELACIONADAS: