O 3DO Interactive Multiplayer (comumente chamado de 3DO) foi o primeiro videogame doméstico com arquitetura de 32 bits

 O 3DO consiste em especificações técnicas criadas pela "3DO Company", que é uma sociedade entre 7 diferentes empresas. 

Estas especificações são de propriedade intelectual da "3DO Company" e são a parte principal para quem quiser desenvolver um console compatível com o 3DO Interactive Multiplayer.


As empresas fabricantes licenciavam os direitos autorais da 3DO para fabricar um sistema baseado nas especificações da "3DO Company", e empresas de software, licenciavam o direito de desenvolver softwares (jogos e programas) para os sistemas 3DO. 

A analogia mais perto a isso é a do videocassete (VCR). A tecnologia dos videocassetes foi criada pela JVC, e qualquer outra empresa pode fabricar videocassetes desde que pague um pequeno "royalty" para a JVC. A tecnologia do 3DO foi criada pela "3DO Company", e diversas empresas licenciaram os direitos de fabricação de sistemas 3DO baseados nesta tecnologia. A "3DO Company" não fabrica os sistemas 3DO.

Basicamente, o console 3DO consiste em um processador geral RISC modelo ARM60 de 32-bit, parte gráfica baseada em 2 processadores para animação e gráficos. Tem 2 Megabytes de DRAM, Megabyte de VRAM, e um drive de CD-ROM de dupla velocidade. Esta é uma descrição simplificada do console.

Muitas pessoas acham que o 3DO é um produto da Panasonic, mas na verdade, a Panasonic foi a primeira empresa a fabricar e distribuir um 3DO Player, sendo uma licenciada da 3DO Company. O nome do console 3DO da Panasonic era REAL FZ-1, sendo substituído mais tarde por um outro modelo com design diferente, simplificado e mais barato batizado de FZ-10.

Todo e qualquer produto fabricado baseado nas especificações da 3DO, é compatível com qualquer modelo de qualquer empresa licenciada. Até mesmo jogos lançados no Japão, poderiam ser jogados em consoles americanos, desde que os caracteres japoneses, chamados de Kanji, fossem incluídos no CD (recomendação da 3DO Company). Não há nenhuma lista de jogos japoneses que fossem incompatíveis com consoles não-japoneses (exceto uma versão demo japonesa do jogo "Alone in the Dark").

A Panasonic foi a empresa que mais faturou com o 3DO, pois seu console foi o primeiro a ser lançado, e como era o único console de 32-bit fabricado até aquele momento (os seus principais concorrentes na época eram o Sega Genesis e o Super Nintendo, ambos de 16-bits), conseguiu fazer com que os americanos pagassem aproximadamente 699 dólares por um console FZ-1 na semana de seu lançamento.

Porém, com a chegada de concorrentes diretos no mundo dos 32-bits (Sony e Sega), as vendas dos consoles 3DO começaram a cair vertiginosamente. Para tentar reverter esse quadro, a Panasonic lançou o modelo FZ-10, com o drive de CD mecânico (igual aos de CD players portáteis) mais barato e começou a desenvolver um acelerador para o 3DO, chamado de M2

Algumas imagens de jogos foram apresentadas, mostrando que o acelerador poderia esquentar as vendas dos consoles 3DO, porém, esse acelerador nunca foi lançado.

Fabricante Panasonic, Sanyo e LG Electronics
Tipo Console de videogame
Geração 5ª geração
Lançamento
Descontinuado 1996
Unidades
vendidas
2 milhões
Mídia CD-ROM
CPU ARM60
Capacidade de
armazenamento
Memória interna
Controladores Gamepad


-- ALGUNS DOS JOGOS LANÇADOS PARA 3DO --





TAGS RELACIONADAS: